quarta-feira, 18 de maio de 2011

Você já teve uma crise histérica?

Quantas vezes já escutamos que alguém teve uma crise histérica? Com certeza um dia você já relatou algum fato referente a você mesma e iniciou ou terminou a frase da seguinte forma: "Fiquei histérica!"
A GNT, exibe o programa DUAS HISTÉRICAS, apresentado por Fernanda Young. Não posso falar do conteúdo, pois nunca assisti e se Fernanda é histérica. eu realmente não sei. A população vê a histeria de forma bem singular e diria até mesmo cômica, como por exemplo a mulher que ao se deparar com uma barata começa a gritar, ou uma fã diante do seu ídolo que começar a chorar e dizer que o ama em voz alta. Infelizmente a histeria não é isso!
O termo de "histeria" ou "histérico" caiu no dito popular há muitos anos, mas o significado real do que se trata saberemos agora!

    

Antes de desenvolvermos o conceito estabelecido pela Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) é necessário dizer que ninguém "fica" ou tem um momento histérico, o indivíduo é histérico. A histeria é um transtorno de personalidade, que provavelmente foi construído ao decorrer de sua vida. Considerado como uma imaturidade emocional. Segundo estudos, este tipo de transtorno de personalidade é mais comum nas mulheres.

A CID-10 classifica esse transtorno como F60.4 TRANSTORNO DE PERSONALIDADE HISTRIONICA OU HISTERIA e é caracterizado por:

a) autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções;
b) sugestionabilidade, facilmente influenciada por outros ou por circunstâncias;
c) afetividade superficial e lábil;
d) busca continua de excitação, apreciação por outros e atividades nas quais o paciente seja o centro das atenções;
e) sedução inapropriada em aparência ou comportamento;
f) preocupação excessiva com a atratividade física.

Aspectos associados podem incluir egocentrismo, auto-indulgência, ânsia continua de apreciação, sentimentos que são facilmente feridos e comportamento manipulativo persistente para alcançar as próprias necessidades.
É lamentável, mas a quantidade de pessoas que são internadas tanto em hospitais gerais, como em hospitais psiquiátricos com esse transtorno é enorme, pois pagam qualquer preço para atingir suas metas de atenção. Relatam dores que não sentem, fingem passar muito mal, inventam ouvir vozes, muitos chegam a dizer que passam fome, quando na verdade ganham pensões altíssimas. Essas pessoas teatralizam o tempo todo, querem ser vitimas, coitados e quando você se reporta a familia o discurso é que este individuo na verdade fez muito mal a muita gente ou nunca foi uma pessoa fácil de se lidar. Quadro mais comum com o avançar da idade, quando os filhos tomaram suas próprias vidas e o foco não é mais esta mãe. Em jovens costumamos a descreve-los como pessoas mimadas, justificando suas estratégias para chamar a atenção. Muitas vezes chegam a colocar suas vidas em risco, o lema é TUDO PELA ATENÇÃO! Estejamos atentos, pois a manipulação é a grande arte da pessoa histérica.
E ai? Você é histérico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário