quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nome social? O que é isto?

Queridos leitores, inicio este post, esclarecendo que não me considero uma pessoa preconceituosa, tenho parentes e amigos gays, pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida e devo muito respeito, por isso me sinto muito à vontade em estar escrevendo e colocando meus pontos de vista. Afinal, vivemos em um país que nos garante a liberdade de expressão!
Esses dias no meu trabalho, me deparei com uma situação nova. Tratava-se de um travesti internado que agredia a todos que o chamavam pelo nome que constava em seus documentos, ele exigia que o chamassem de pelo nome feminino do qual adotou. Este mesmo paciente, teve que ser internado na ala feminina, o que gerou um grande desconforto para as demais integrantes da ala. Diante desta situação, fui perguntar a chefia porque todos os funcionários o chamavam pelo nome feminino e não pelo nome do qual realmente foi registrado, então, me explicaram que se tratava do NOME SOCIAL, que estava em vigor, luta antiga e já adotada em outros estados.
Segundo o Wikipédia, Nome social é o nome pelo qual pessoas com transtorno de identidade de gênero (transexuais e travestis) preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado que não reflete sua identidade de gênero. 
Ok! Homofobia é crime, concordo em gênero, numero e grau. Só que não devemos esquecer é que em nossa constituição, quando temos filhos, o médico deve declarar o sexo e todos os documentos exigem este mesmo dado. Agora pergunto, pra que? Acho justo a pessoa que fez cirurgia de sexo mudar seu nome, afinal, agora não é mais homem, ou mulher! Mas pessoas que gostam de se vestir de mulher/homem ou se sentem como tais? 
Devemos também considerar que nem todo mundo quer compartilhar banheiro com uma pessoa do sexo oposto. Muito menos em uma instituição hospitalar, onde já nos sentimos desconfortáveis, sem privacidade, compartilhar do mesmo quarto com a pessoa do sexo oposto não dá! Fica aqui meu questionamento aos Direitos Humanos...Onde começa o direito do próximo e termina o meu? Engraçado é que eu gostaria de tirar um sobrenome que tenho e não me faz bem, eu ia entrar com o processo, mas a burocracia é tão grande e o tempo é tão longo, que achei melhor desistir. Tanta coisa pra ser discutida, tanta lei pra ser aprovada, tantas enchentes, tantos apagões, tantos crimes... 
Enfim, gosto, ideais e opinião, cada um tem a sua e deve-se respeitar, isso o direitos humanos não pode impedir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário